Você já ouviu falar do IGLR, ou Inventory of Good Learner Repertories (O Inventário de Repertórios de um Bom Aprendiz)?
Não? Vem aqui, que vamos te contar tudo!
Quando um aluno aprende a aprender, ele com certeza terá maiores condições de qualidade de vida, e o ensino, por si só, será de maneira mais fluida e menos estruturada.
O IGLR é um protocolo inovador que tem como objetivo mensurar não o que seu aluno faz, mas COMO ele faz.
O objetivo deste inventário é avaiar como o aluno se comporta em uma variedade específica de condições, trazendo resultados importantes sobre como esse aluno se beneficia de condiçoes específicas: desde suportes comportamentais específicos até mesmo do sistema de inclusão escolar.
Os alunos que apresentam uma boa pontuação neste inventário tem facilidades em aprender, porque respondem bem aos estímulos do ambiente que o cerca. Sendo assim, eles podem se beneficiar melhor de ambientes menos estruturados. Porém, alunos que pontuam pouco provavelmente terão dificuldades em diversos ambientes.
O grande diferencial aqui, é que este inventário te possibilita avaliar O QUE está impactando no desenovlvimento do seu aluno e COMO isso está impactando.
O IGLR é um protocolo essencial para você que tem alunos que estão “parados” no desenvolvimento de algumas habilidades – pois ele te guiará nos pontos cruciais do desenvolvimento do aluno.
São 10 categorias avaliadas:
A. Excessos ou problemas de comportamento.
B. Plano de apoio comportamental.
C. Resiliência e Regulação.
D. Disponibilidade.
E. Perseverança e Foco.
F. Flexibilidade.
G. Consequências.
H. Preferências para Estilos de Aprendizagem.
I. Espontaneidade.
J. Potencial para se beneficiar da inclusão.
Além disso, o IGLR avalia quão “saudável é a relação instrucional”. Um relacionamento instrucional saudável é aquele em que o professor/terapeuta pode facilmente conseguir que seus alunos/pacientes demonstrem a capacidade de responder, com respostas de qualidade. Sempre levando em conta o que é prioritário, importante e essencial para o seu aluno.
Os repertórios descritos neste inventário podem estar presentes ou ausentes nos alunos mais avançados ou naqueles que apenas começaram a aprender.
Quais os benefícios do IGLR?
O Inventário de Repertórios de um Bom Aprendiz, destina-se a ajudar as equipes a identificar como o repertório atual da criança pode limitar as oportunidades de ensino ou garantir um desenvolvimento em ambiente menos estruturado. Além disso, o protocolo também auxilia em identificar possíveis dificuldades do proprio terapeuta.
Por exemplo: não será fácil ensinar uma criança que só responde bem quando há um reforçador potencial presente, mas que não responde quando não consegue ver esse reforçador potencial presente. Se o ensino eficaz só puder ser feito quando for claro para a criança que ele ou ela ganhará alguma coisa para completar a tarefa, haverá longos períodos durante os quais a instrução não será eficiente. Em outras palavras, não é uma boa situação de ensino.
Muitas vezes também, o que é percebido como um desempenho “ruim” do aluno , está na verdade relacionado em parte a uma variedade de intervenções “não saudáveis” pelo adulto, como uma apresentação incorreta de reforço, tipo de comunicação, “ajudas”, falta de vínculo, etc.
Sendo assim, o IGLR atua em duas partes centrais: na identiifcação da qualidade do responder do seu aluno (encontrando pontos cruciais de intervenção para que ele aprenda a aprender), e na qualidade do relacionamento do terapeuta com o aluno.
Demais né? Por aqui, é um dos nossos instrumentos de avaliaçao preferidos.
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Um abraço,
Carol e Pri