Sabemos que existem diversas “intervenções ABA”por ai. Mas muitas dizem que são ABA e não são. Se algum lugar diz “método ABA”, corra! ABA não é método e provavelmente esse lugar não atua de maneira adequada.
Segundo o BHCOE (Behavioral Health Center of Excellence) – que é um centro certificador de clínicas e serviços em ABA dos Estados Unidos- uma intervenção ABA de qualidade deve aderir aos princípios da Análise Aplicada do Comportamento e atender às melhores práticas em programação de qualidade.
Todos os programas devem ser apoiados por dados e resultar em melhorias significativas .
Vamos listar aqui, 6 coisas para que você fique atento para avaliar a qualidade do serviço ABA prestado:
1- Terapeutas, Coordenadores e Supervisores:
A equipe deve ser massivamente treinada. Os terapeutas, coordenadores e supervisores devem ter as formações necessárias para atuarem como tal. Isso é um pouco diferente nos Estados Unidos, pois lá eles tem leis rígidas sobre isso. Aqui no Brasil, temos a recomendação da ABPMC, em que:
Supervisores devem ter no mínimo mestrado, Coordenadores no mínimo Supervisão e Terapeutas devem ter pelo menos um curso de no mínimo 40 horas e serem supervisionados diretamente (não, supervisão indireta NÃO É o importante aqui!).
2- Segurança:
Segurança sempre deve ser prioridade para o aluno. Desde o desenvolvimento da programação até os cuidados com a equipe e os locais de atendimento.
3- Programação Individualizada e Abordagem Terapêutica:
Toda programação do aluno é INDIVIDUALIZADA a partir de uma avaliação comportamental completa. Todos os procedimentos devem ser baseados em evidências. Os pais e todos da equipe devem ter acesso livre aos planos de ensino, relatórios de evolução, e principalmente aos planos de conduta. Uma boa intervenção garante ASSENTIMENTO do aluno. Vinculo deve ser um dos pilares da intervenção! Não aceite “instrução dada é instrução cumprida”.
4- Dados:
Todo analista do comportamento deve coletar dados, e tomar as decisões a partir deles. Sendo assim, NÃO EXISTE serviço em ABA sem registro da evolução do aluno.
5- Preço:
Os pais devem saber os valores da sessão. Não podem aceitar “valores enviados diretamente ao plano”. Assim como os terapeutas tem direito de saber quanto receberão por cada atendimento!
6- Abertura com a família:
Uma boa instituição em ABA busca saber, periodicamente, a satisfação das famílias. É essencial que as familias tenham espaço para poder dar feedbacks sobre o serviço que esta sendo prestado. Isso também vale para os funcionários, que devem ter uma ouvidora (geralmente a diretoria clínica) para conversar sobre como está sendo trabalhar naquela instituição.
Bom, esperamos que isso ajude você a encontrar serviços de qualidade e correr daqueles serviços que FINGEM ser ABA.
Um abraço,
Carol e Pri
Referências: https://www.bhcoe.org/2022/06/7-things-to-look-for-in-a-quality-aba-provider/#:~:text=Appropriately%20staffed%20ABA%20providers%20utilize,or%20other%20similarly%20credentialed%20staff.