Impulsividade é algo muito comum no autismo. Isso porque grande parte de indivíduos com autismo tem dificuldades com autogerenciamento.
Na análise do comportamento não há uma definição unanime para o que seria äutogerenciamento”. Isso pode ser pelo motivo de que autogerenciamento envolve diversas respostas, e diversas habilidades.
Em Lloyd (1993), o autor definiu autogerenciamento como
uma habildiade que inclui autocontrole (cf. Kazdin, 1978; Skinner, 1953), autoregulação (cf. Kanfer, 1971), e autodeterminação (cf. Skinner, 1953).
Segundo Skinner, os indivíduos controlam seu comportamento como controlariam o comportamento de qualquer outra pessoa: por meio da manipulação das variáveis das quais seu próprio comportamento é uma função.
Ou seja, ensinar autogerenciamento para os alunos com autismo tem a ver com ensiná-los a perceber as variáveis ambientais e manipulá-las de acordo com o que estão experienciando/ sentindo/ vivendo.
Sendo assim devemos ensinar nossos alunos: a perceber os estímulos ambientais ( o que aconteceu antes? o que aconteceu depois? o que você sentiu?), ensinar estratégias de enfrentamento (o que fazer quando…?), e por fim, ensiná-los a “recompensar-se”por ter conseguido algo difícil. Exemplo: se o aluno conseguir terminar a atividade de matemática sem rasgar a atividade,, ele pode correr lá fora por 10 minutos, pro exemplo (ou qualquer outra coisa que possa ser reforçadora).
Há diversas maneiras de ensinar essas habilidades, e só o ensino delas não garante que seu aluno performe bem as habilidades de autogerenciamento. Cada plano de intervenção deve ser pensado para cada aluno, pois dependerá do nível de repertório dele e dos desafios que ele tem no dia a dia. Sendo assim, avaliar individualmente cada caso é essencial para o ensino dessa habilidade.
No livro “Teaching Good Learner Repertories” o BCBA Steve Ward ensina como trabalhar impulsividade e flexibilidade de alunos com autismo que tenham essas dificuldades.
Você sabia que esse autor estará conosco dias 7 e 8 de outubro, aqui em SP, para uma imersão presencial sobre A Avaliação e Ensino de Repertorios de um Bom Aprendiz? Vai ser imperdível, e temos vagas limitadas!
Clica aqui, e garanta sua vaga!
Esperamos que tenha ajudado por ai,
Um abraço,
Carol e Pri