Abordaremos sobre os objetivos de uma avaliação, os alvos e objetivos em uma intervenção, as quatro fases de uma avaliação comportamental, os métodos de Avaliação, a definição da resposta, dimensões da resposta, avaliação funcional, análise de tarefas, prompting, tipos de ajuda, como iniciar o ensino usando ajudas, hierarquia de ajudas, estratégias de ensino: fading, motivação, procedimentos para aumentar motivação: pareamento, condicionamento de reforçadores, ensino de habilidades: imitação, ouvinte, emparelhamento (MTS). Além disto, traremos uma introdução ao comportamento verbal, Operantes Verbais, mando, tato, ecoico, cópia, intraverbal, textual, transcrição e autoclítico. Ensinaremos sobre Estrutura de Ensino por Tentativas Discretas, componentes, vantagens e desvantagens, correção de erros no DTT, registro, aplicação, ensino naturalístico, introdução modelo Denver, introdução do tratamento de respostas pivotais, componentes comuns entre as estratégias e modelos, treino discriminativo, generalização, modelagem, encadeamento e procedimentos de correção.