Quando falamos de Acompanhante Terapêutico (AT), este profissional tem como principal característica a intervenção realizada em ambiente natural, situações cotidianas do cliente. Para crianças o ambiente natural de socialização, é justamente o ambiente escolar. (Londero ,2010)
O acompanhante terapêutico tem um central para o desenvolvimento de alunos com autismo no ambiente escolar.
O Acompanhante terapêutico, segundo a ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) pode ser um estagiário ou profissional formado no ensino médio, que tenha um curso de pelo menos 40h sobre Análise do Comportamento Aplicada e receba supervisão regularmente.
O AT tem diversos papéis no ambiente natural, vamos citar alguns aqui:
1. Estabelecimento de Vínculo e Confiança:
O Acompanhante Terapêutico atua como um elo essencial entre a criança e o ambiente natural. Junto com a escola, ele é responsável por criar e adaptar um ambiente seguro e acolhedor, onde a criança se sinta confortável para se engajar nas atividades. Muitas vezes, o ambiente escolar é desafiador (seja por demandas soicias, quanto demandas acadêmicas), e o AT é o agente que habilita e dá suporte para que este ambiente e as atividades sejam mais reforçadoras. O At também ajuda e é suporte para que o professor de sala de aula conheça mais sobre o aluno, e possa adaptar as atividades e o currículo para ele.
2. Implementação Consistente das Estratégias baseadas em ABA:
As estratégias comportamentais são cuidadosamente planejadas para ensinar e reforçar comportamentos alvo. O acompanhante terapêutico desempenha um papel central ao aplicar essas estratégias de maneira consistente no ambiente da criança. Isso inclui deixar as atividades mais reforçadoras, modelagem de comportamentos apropriados e a criação de rotinas que facilitam a aprendizagem e a generalização das habilidades.
3. Generalização de Habilidades Aprendidas:
O acompanhante terapêutico desempenha um papel fundamental nesse processo, ao criar oportunidades para a criança praticar e aplicar as habilidades em ambientes do dia a dia dentro da escola – desde habilidades academicas, como habilidades sociais e de brincar (que para nós são meeeeega importantes!)
4. Elo equipe-família- escola
O AT é o elo que liga os diversos ambientes da criança. É o profissional que vai articular as demandas escolares, familiares e da equipe terapêutico dentro do ambiente escolar. O AT NÃO DEVE SER a referência do aluno dentro da escola, esse papel é sempre do professor. Mas ele deve dar suporte para que o aluno tenha a ajuda necessária, nos momentos necessários dentro ou fora da sala de aula.
O AT não é babá, nem cuidador. É um profissional terapêutico e pedagógico- isso quer dizer que ele dará suporte necessário para que o aluno seja bem incluído, em parceria com a própria escola.
Em resumo, o Acompanhante Terapêutico desempenha um papel no ambiente escolar para crianças com autismo, proporcionando um suporte constante, implementando estratégias eficazes e facilitando a generalização de habilidades.
O AT não é o professor, e não deve ser a referência na sala de aula, nem é cuidador, muito menos aplicador de programas. O AT é o profissional, portanto, que dará o suporte necessário ( e não mais do que o necessário!) para as atividades e momentos que a escola propôs, focando sempre na AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA do aluno em ambiente escolar.
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Esperamos te ver por lá,
Um abraço,
Carol e Pri