Sabemos que Indivíduos com transtornos do espectro do autismo (TEA) tem dificuldades comportantes na comunicação e interação social. Quando falamos de Autismo Nível 3, é ainda mais prevalente a parcela da população, severamente impactada pelas dificuldades com linguagem e comunicação.
Uma das práticas baseadas em evidência para ajudar a população que sofre com dificuldades comportantes na comunicação é o uso de CAA (Comunicação Aumentativa Alternativa).
A comunicação alternativa (ou suplementar) e aumentativa (CAA) tem como objetivo tornar a comunicação do indivíduo mais efetiva – tanto como ouvinte quanto falante.
Para isso, são utilizados sistemas de comunicação variados, que tem como base fornecer pelo menos mais um canal de entrada de informação para o indivíduo. Quando usamos gestos, por exemplo, é ideal que usemos o gesto enquanto falamos – isso dará duas entradas de informação para o aluno: auditiva e visual (ele vai ouvir você falando, e vai ver o que está gesticulando).
Para alguns alunos, essa pode ser uma estratégia muito benéfica – pois há diferenças em preferências de canais de aprendizagem. Da mesma forma, quando falamos sobre um sistema robusto, como o PODD: há a entrada visual (pictogramas) + auditiva.
Existem diversos tipos/ formas de CAA: gestos, imagens, pictogramas, pranchas impressas, pranchas de alta tecnologia…
O melhor profissional para escolher e orientar a melhor forma de comunicação para o aluno com autismo é o Fonoaudiólogo. Ele fará a avaliação das funções comunicativas e verá qual o melhor tipo de suporte que o indivíduo pode precisar.
Um dos CAAs mais utilizados no Brasil atualmente, além do PECs, tem sido o PODD.
Você já ouviu falar do PODD?
O sistema Pragmatic Organization Dynamic Display (PODD) é um método e uma ferramenta para desenvolver e utilizar uma “entrada de linguagem aumentada”. Como uma prática promissora, o PODD fornece estratégias para apoiar o projeto, produção e implementação de sistemas de comunicação que permitem uma comunicação genuína para uma variedade de funções em todos os ambientes diários.
O PODD inclui estratégias para minimizar algumas das dificuldades comuns associadas ao uso de livros de comunicação.
Especificamente, PODD:
(a) apoia o indivíduo que depende do CAA e seus parceiros de comunicação para mover-se eficientemente entre as páginas para localizar o vocabulário necessário.
(b) reduz o tempo necessário para acessar o vocabulário para produzir mensagens com vários símbolos.
(c) fornece uma estratégia para acesso rápido a mensagens previsíveis e
(d) permite o acesso a uma ampla gama de vocabulário para mensagens espontâneas e imprevistas.
Esse é um sistema excelente e quem ajudado inúmeros indivíduos ao redor do mundo – promovendo comunicação e melhor qualidade de vida.
Interessante né? Você sabia que teremos um módulo específico sobre isso no nosso Aprofundamento em Autismo Nível 3? Quem vai falar sobre este tema é a Fga Alessandra Buosi, que é Formadora Oficial do método PODD no Brasil.
Você já se inscreveu?Te esperamos lá, hein?
Ah quer saber mais sobre o assunto, confira mais em: https://www.assistiva.com.br/ca.html
Um abraço,
Carol e Pri