Comportamento problema, comportamento disruptivo, comportamento interferente, comportamento alvo… geralmente todos esses nomes estão se referindo a um tipo de comportamento: comportamentos autos ou heterolesivos, de destruição de propriedade ou que tragam algum dano social/ pessoal para o indivíduo.
Quando um aluno apresenta esses comportamentos é imprescindível que olhamos para eles. A ocorrência de comportamentos interferentes SEMPRE sinaliza que precisamos mudar algo. Na grande maioria dos casos, os comportamentos interferentes acontecem por falta de habilidades centrais dos nossos alunos e por um foco, por parte de muitos profissionais, em garantir a cooperação dos alunos antes do desenvolvimento dessas habilidades.
Todo comportamento acontece com uma função. Sendo assim, identificar a função, ou o contexto que evoca (faz com que ele aconteça), e o contexto que ele não aparece, é essencial para podermos traçar uma intervenção efetiva.
Uma vez que a função dos comportamentos interferentes foi encontrada, elaboramos um plano de tratamento para que nosso aluno não precise mais emitir esses comportamentos. Ou seja, se ele emitia comportamentos interferentes quando queria algo, vamos ensiná-lo a pedir, se ele emitia comportamentos quando tinha os pedidos negados, vamos ensiná-lo a tolerar…
O objetivo não é apenas diminuir comportamentos interferentes, mas CONSTRUIR HABILIDADES CENTRAIS para que eles não precisem mais emitir esses comportamentos. Isso, sim, é manejar comportamentos interferentes.
Temos esse curso aqui que falamos só sobre essa curva de aceleração e de uma maneira mais compassiva de manejar esses comportamentos. Este é um curso que temos muito carinho, e que já juntamos mais de 800 alunas impactadas!
Um abraço,
Carol e Pri