O autismo nível 3, também conhecido como autismo severo, é um diagnóstico que demonstra que o individuo necessita de suporte substancial nas atividades do dia a dia.
Porém, esse nome “Nivel 3″não quer dizer muito além disso. A ünia informação que esse diagnostico realmente nos dá, é que esse individuo precisa de bastante suporte.
Sendo assim, o que provavelmente esta pessoa mais precisa, de fato, é de maior autonomia nestas atividades que ela tem todos os dias.
Como ela comunica o que quer e o que não, quer no dia a dia?
Como ela passa o tempo livre dela?
Ela consegue ficar ociosa/ sem alguém por perto?
Quais as situações do dia que ela gosta mais e quais as situações que ela menos gosta? O que ela menos gosta é necessário?
Como são as AVDs? É sensorialmente difícil? É motoramente difícil?
Se houver rigidez, o que isso de fato afeta? e o quanto isso é difícil para ela? (aqui, tanto faz se o aluno gosta de enfileirar carrinhos em casa, ou quer brincar sempre do mesmo jeito, ou fica segurando itens na mão o dia todo – mas sim se ele ver portas fechadas na rua por exemplo, ela entra em crise).
Além disso, também precisamos avaliar o tanto de suporte em situações específicas, por exemplo: como é em visitas médicas/ dentistas e etc? Apesar de não ser diário, isso pode ser MUITO difícil. E como envolve segurança e saúde, também deve estar no nosso radar.
Enfim, tem muitos focos obviamente.
O apoio individualizado é crucial. Cada indivíduo ( independente do grau do autismo!) possui habilidades, interesses e desafios específicos, e é fundamental desenvolver programas de apoio que levem em consideração suas necessidades únicas.
Não é sobre preencher protocolos. É sobre fazer uma avaliação comportamental completa: é sobre observar em diversos ambientes, entrevistar e conversar com familiares e cuidadores, interagir com o individuo, estar alinhado com as necessidades e valores da comunidade que o cerca, etc.
Priorizar alvos no autismo nível 3 é construir um raciocínio mais alinhado com o que de fato é essencial para uma qualidade de vida para seu aluno. O que é necessário e SIGNIFICATIVO para ele!
Espero que esse texto tenha ajudado a pensar em um bom plano de intervenção por aí!
Um abraço,
carol e Pri