Para ajudar indivíduos com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), devemos garantir que eles estejam adequadamente preparados para uma vida tão independente quanto possível ao longo de sua vida.
As habilidades essenciais , são aquelas que são essenciais para uma vida autônoma e mais independente possível, como: autocuidado, tolerância (desde pedidos negados até ida à médicos, etc), comunicação, habilidades de segurança (atravessar a rua com cuidado, por exemplo), lazer etc.
Geralmente, falamos de alvos significativos, os alvos que são prioridades também para o nosso aluno – ou seja, para ele SIGNIFICA ALGO aprender aquilo. Por exemplo: para o seu aluno, você acha que é mais significativo para ele aprender a pedir por algo que ele quer ou aprender a parear figuras iguais? Bom, muito provavelmente pedir o que ele quer. A seleção de alvos significativos envolve entender as motivações do nosso aluno e avaliar quais são as habilidades que ele tem dificuldade para conseguir acessar reforçadores, ou diminuir custo de resposta (em outras palavras, deixar algo mais fácil), por exemplo.
Quando falamos de alvos significativos e essenciais, estamos falando de alvos que IMPACTAM a vida do nosso aluno de maneira importante. Alvos que mudam a vida do aluno, possibilitando por exemplo que ele acesse novos ambientes e novos reforçadores.
Em Bahry, Gerhardt, Weiss et al (2023), os autores trazem que:
“Os analistas do comportamento devem iniciar todas as decisões de programação tendo em mente a validade social e a qualidade de vida na idade adulta, priorizando o bem-estar e a felicidade do cliente (Green & Reid, 1996; Schwartz & Baer, 1991; Wolf, 1978; ver BACB, 2020, padrões 2.01 , 2.09, 2.14, 3.01, 3.12; princípios básicos 1, 2). Afinal, foi isso que a análise do comportamento originalmente prometeu como seu propósito – visando comportamentos que são importantes para o indivíduo (Baer et al., 1968; Wolf, 1978).
O analista do comportamento ético reconhece que cada pessoa autista é um indivíduo, considera todos os aspectos da pessoa e do seu ambiente, e procura mudar apenas os comportamentos que são de importância social tanto para o indivíduo como para a sua família que irão direta ou indiretamente , melhorar a sua qualidade de vida agora e no futuro (Schwartz & Baer, 1991; Wolf, 1978; ver BACB, 2020, normas 2.09, 2.14, 3.01, 3.12; princípio fundamental 1).
[…] As competências que são valorizadas pelo indivíduo têm maior probabilidade de serem mantidas depois de adquiridas […] ”
Já sabem né? Priorizar alvos significativos e essenciais deve ser LEI NÚMERO 1 na hora de estruturarmos os Planos de Ensino dos nossos alunos com Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento.
Espero que esse texto tenha ajudado!
Um abraço,
Carol e Pri
Referências : Bahry, S., Gerhardt, P.F., Weiss, M.J. et al. The Ethics of Actually Helping People: Targeting Skill Acquisition Goals That Promote Meaningful Outcomes for Individuals with Autism Spectrum Disorder. Behav Analysis Practice 16, 672–695 (2023). https://doi.org/10.1007/s40617-022-00757-x